Serviços de Saúde diagnosticam caso de Legionella

O paciente é um idoso de 76 anos com antecedentes clínicos relacionados com doenças crónicas. O homem, residente de Macau, não viajou para fora do território nos dez dias que antecederam o seu internamento no Centro Hospitalar Conde de São Januário, a 10 de Setembro.

Um residente do território, de 76 anos, está internado no Centro Hospitalar Conde de São Januário, depois de lhe ter sido diagnosticada uma infecção por legionella. O paciente, que apresenta antecedentes clínicos relacionados com doenças crónicas, deslocou-se na passada segunda-feira ao hospital público para ser observado, depois de ter adoecido com febre e dores musculares.
O idoso acabou por ser internado depois de ter sido submetido a uma radiografia torácica que confirmou um diagnóstico de pneumonia superior direita. O paciente foi submetido a testes clínicos que comprovaram a presença, no organismo do paciente, da legionella pneumophila, a bactéria responsável pela doença do legionário.

De acordo com um comunicado dos Serviços de Saúde, o estado clínico do paciente é crítico, com o idoso a apresentar “turvação de consciência” e ainda manifestações de febre. O homem não se ausentou do território nos dez dias que antecederam o internamento do Centro Hospitalar Conde de São Januário.

Este é o terceiro caso de doença do Legionário diagnosticado este ano no território. Em Janeiro, um homem de 63 anos apresentou sintomas depois de se ter deslocado à Tailândia e ao Myanmar. No mês passado, um outro homem foi internado com legionella no hospital público, depois de ter viajado para a província de Henan e para a cidade de Cantão, na província continental homónima.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.