Protecção Civil está “em máximo alerta”, assegura Chui Sai On

O líder do Governo procurou esta tarde tranquilizar a população, ao garantir que a estrutura da Protecção Civil se mantém alerta e está a acompanhar a evolução do Mangkhut. Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos dizem que a tempestade mudou ligeiramente de rota, mas constitui ainda uma forte ameaça ao território.

O chefe do executivo, Fernando Chui Sai On, assegurou esta quinta-feira que as autoridades do território estão a trabalhar para responder ao esperado “grande impacto” do super tufão Mangkhut, que pode “afectar significativamente” o Mar do Sul da China no fim de semana.

Numa reunião de emergência com vários membros da Protecção Civil, presidida por Chui Sai On, as autoridades realçaram que “apesar de uma ligeira mudança de rota”, o ciclone que se aproxima é de uma “forte intensidade” e toda a estrutura civil “está em máximo alerta”.

Na quarta-feira, as autoridades admitiram a possibilidade de içar o sinal 10 – o nível máximo na escala de alerta – se a tempestade continuasse a caminhar para a costa oeste do estuário do Rio das Pérolas.

De acordo com as novas previsões dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG), o tufão “está a encaminhar-se para sul” e vai entrar em terra mais longe [de Macau] do que o previsto”. Prevê-se que o Mangkhut afecte amanhã e sábado a ilha de Luzon, no norte das Filipinas.

Por isso, embora ainda preocupe as autoridades, o “storm surge” não será “tão grave”: o nível das águas pode subir entre 0,5 e 1,5 metros. Na reunião de emergência de quarta-feira, estimava-se uma subida do nível da água de até dois metros.

“O Manghkut vai primeiro abalar as Filipinas”, afirmou o director substituto dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos, Tang Iu Man, admitindo que “há possibilidade de alterações” depois da tempestade tropical passar por aquele país.

As autoridades filipinas dizem que o impacto deste tufão de categoria 5 pode ser “tão devastador” como o Haiyan, que em 2013 deixou mais de 6.000 mortos e 14.000 desalojados no país.

Na mesma reunião, o chefe do Executivo exortou as autoridades a “intensificar os trabalhos preparatórios” para garantir a segurança da população.

Em Agosto do ano passado, a passagem do tufão “Hato” pelo território causou dez mortos, mais de 240 feridos e prejuízos avaliados em 1,3 mil milhões de euros.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.