Espanha apresenta comemorações dos 500 anos da gesta de Fernão de Magalhães

Do programa de comemorações dos cinco séculos da primeira viagem de circum-navegação fazem parte actividades náuticas, um espectáculo itinerante do grupo de teatro La Fura dels Baus e até uma ópera que conta com a colaboração de Plácido Domingo. A efeméride também deverá ser assinalada em Portugal, com mais de meia centena de iniciativas.

Uma comissão organizadora composta por vários ministros e outros responsáveis governamentais apresentou esta quarta-feira em Madrid diversas actividades das comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação da Terra, organizada e iniciada pelo português Fernão de Magalhães em 1519.

Até agora estão previstas mais de duas centenas de actividades, entre exposições, espectáculos de música, teatro, desporto e cinema, que foram apresentadas pela vice-primeira-ministra, Carmen Calvo, no final de uma reunião da Comissão Nacional espanhola para as comemorações do quinto centenário da expedição.

A comissão organizadora – da qual também fazem parte os ministros dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, da Defesa, Margarita Robles, da Fazenda (Finanças), María Jesús Montero, do Interior (Administração Interna), Fernando Grande-Marlaska, da Educação, Isabel Celáa, da Cultura, José Guirao, e da Ciência, Pedro Duque – também apresentou a página web de evento: www.vcentenario.es.

Fernão de Magalhães (1480-1521) notabilizou-se por ter organizado e comandado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, ao serviço do rei de Espanha, alcançando o extremo sul do continente americano e atravessando o estreito que veio a ser baptizado com o seu nome.

A viagem, a bordo da nau Victoria, começou a 20 de Setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda (sul de Espanha), e terminou a 6 de Setembro de 1522, no mesmo local.

O navegador não terminou a expedição, uma vez que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, pelo que a viagem seria concluída pelo navegador espanhol Juan Sebastián Elcano.

O Governo espanhol pretende a participação de “todos” nas comemorações e encoraja os cidadãos a enviar os seus projectos, uma iniciativa que já recolheu cerca de duas centenas de ideias, tendo sido seleccionadas 74 delas pela sua “originalidade, relevância, rigor, interesse cultural, impacto nacional e internacional”.

Entre as actividades promovidas pelo executivo espanhol estão a exposição itinerante “A mais longa jornada”, promovida pela Acção Cultural Espanhola e pelo Ministério da Cultura, uma grande exposição sobre a aventura marítima, que estará na Biblioteca Nacional, em Madrid.

Quanto às artes cénicas e musicais está prevista a peça “Sphaera Mundi-Naumon”, pelo grupo de teatro catalão La Fura dels Baus, que vai viajar pelo mundo num “eco-navio” e a ópera “Magalhães: Não há rosas sem espinhos” que terá a colaboração de Plácido Domingo.

No que diz respeito às “abundantes” actividades náuticas programadas, uma réplica da nau Victoria dará a volta ao mundo, o navio-escola espanhol Juan Sebastián Elcano fará a chamada “rota 2019-2022” e o campeão do mundo espanhol Alex Pella circum-navegará a Terra no seu trimarã.

Portugal também tem um programa das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, com iniciativas que começam no segundo semestre deste ano e que decorrem até 2022, segundo publicação em Diário da República Portuguesa no dia 4 de Maio.

No total, estão previstas 62 iniciativas e acções, organizadas por “um diversificado leque de entidades, públicas e privadas, de forma privada ou em parceria, de âmbito local, regional, nacional ou internacional”.

As iniciativas, refere a Estrutura de Missão das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (EMCFM), pretendem “reconhecer o papel, passado e presente, de Portugal e dos portugueses para a promoção do conhecimento, do diálogo intercultural e da sustentabilidade do planeta, contribuindo para uma sociedade mais justa, inclusiva e com maior bem-estar”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.