Inflação na China cresceu 2,3 por cento em Agosto

Para o agravamento do Índice de Preços no Consumidor contribuiu, sobretudo, o aumento do preço dos alimentos. O preço da fruta, por exemplo, cresceu 5,5 por cento. Já os vegetais encareceram 4,3 por cento, num agravamento que se deve reflectir também em Macau.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da República Popular da China, principal indicador da inflação no país, subiu 2,3 por cento, em Agosto, relativamente ao mesmo mês de 2017, informou esta segunda-feira o Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.

O aumento do IPC, duas décimas acima do registado em Julho passado, foi impulsionado, sobretudo, pela subida do preço dos alimentos, que alcançou o máximo dos últimos cinco meses.

Fruta e vegetais aumentaram 5,5 por cento e 4,3 por cento, respectivamente, enquanto os ovos aumentaram 10,2 por cento, por exemplo.

O preço dos produtos não alimentares aumentou 2,5 por cento, uma décima menos do que em Julho, incluindo roupa (1,3 por cento), rendas, combustível e serviços públicos (2,5 por cento), bem como educação, cultura e entretenimento (2,6 por cento).

Pequim confirmou, em Abril, que mantém a meta para a inflação “em cerca” de 3 por cento para 2018, depois de no ano passado ter aumentado 1,6 por cento.

O Gabinete Nacional de Estatísticas indicou ainda que o Índice de Preços na Produção, que indica a inflação no sector grossista, cresceu 4,1 por cento, em Agosto, em relação a igual mês do ano anterior.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.