Alibaba. Jack Ma despede-se da presidência no próximo ano

Jack Ma, founder and chief operating officer of Alibaba Group., smiles during an interview, in New York, March 12, 2009. REUTERS/Chip East (UNITED STATES BUSINESS HEADSHOT SCI TECH) - RTXCPBU

O fundador do gigante chinês do comércio electrónico despede-se da liderança do grupo no próximo ano e vai manter-se no conselho de administração da empresa até 2020. Daniel Zhang, actual director executivo do Alibaba, deverá substituir Jack Ma na direcção do grupo.

Jack Ma, fundador do gigante chinês do comércio electrónico Alibaba, anunciou esta segunda-feira que vai deixar a presidência do grupo, daqui a um ano, para permitir que pessoas “mais jovens” e “mais talentosas” assumam a liderança.

“Nenhuma empresa pode confiar apenas nos seus fundadores (…) devido a limites na capacidade física e energia de cada um”, afirmou, numa carta, Jack Ma. “Ninguém pode assumir as responsabilidades de presidente e director executivo para sempre”, acrescentou.

Ma vai completar o mandato actual, como membro do conselho de administração do grupo, até à reunião anual dos accionistas, em 2020. A partir daí, a empresa passará a estar a cargo do actual director executivo, Daniel Zhang.

O Alibaba opera os sites de comércio eletrónico Taobao e Tmall, que dominam grande parte das vendas ‘online’ na China. Em 2014, o grupo protagonizou a maior entrada em bolsa a nível mundial, com uma oferta pública inicial, que angariou 22 mil milhões dólares (cerca de 16,9 mil milhões de euros).

O Alibaba passou a estar cotado em Nova Iorque, mas a sede mantém-se na cidade de Hangzhou, no leste da China. Jack Ma é o segundo homem mais rico da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.