China exige ao Reino Unido para parar de inerferir nos assuntos de Hong Kong

Em causa está a publicação de um relatório em que Londres expressa preocupação com a liberdade de imprensa na vizinha Região Administrativa Especial. Pequim assegura que o princípio “Um País, Dois Sistemas” tem vindo a ser integralmente respeitado e avisou que os assuntos de Hong Kong são assuntos internos da República Popular da China.

A República Popular da China exigiu ao Reino Unido para “parar de interferir nos assuntos de Hong Kong”, depois do Governo britânico ter divulgado um relatório em que expressa preocupação sobre a liberdade de expressão naquele território administrado pelo regime de Pequim.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying, fez as declarações numa conferência de imprensa na sexta-feira, sublinhando que os assuntos da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong são assuntos internos da China e sobre os quais nenhum país estrangeiro tem o direito de interferir.

“Expressamos forte insatisfação e firme oposição ao chamado relatório semestral do Governo do Reino Unido sobre Hong Kong. Instamos o Reino Unido a enfrentar a realidade e parar de divulgar esses relatórios, assim como de interferir nos assuntos de Hong Kong”, disse Hua Chunying.

O porta-voz afirmou que desde que a vizinha Região Administrativa Especial passou a ser administrada pela China que tem sido respeitado o seu alto grau de autonomia e que têm sido cumpridos integralmente o princípio “Um país, Dois sistemas” e de que é ‘o povo de Hong Kong que governa Hong Kong’.

Hua acrescentou que os residentes de Hong Kong possuem todos os direitos e liberdades a que têm direito de acordo com a lei.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.