China. Cientistas criam plástico que se decompõe na água do mar

O novo material, que tem o poliéster como componente de base, não deixa qualquer resíduos, de acordo com os responsáveis pela descoberta. O processo de decomposição do material pode demorar entre alguns dias a vários meses, mas não gera poluição.

Cientistas da República Popular da China desenvolveram um tipo de plástico que se decompõe em água do mar e sem deixar resíduos, visando combater a poluição dos oceanos, informou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

A decomposição do material, composto por poliéster, em água marinha, pode demorar entre alguns dias a vários meses, gerando pequenas moléculas que não causam poluição, de acordo com Wang Gexia, engenheiro do Instituto Técnico de Física e Química da Academia Chinesa de Ciências, citado pela Xinhua.

“Durante muito tempo, as pessoas preocuparam-se com a contaminação do plástico apenas nos solos. A poluição dos mares apenas teve a atenção das pessoas nos últimos anos, com as notícias de animais marinhos mortos”, lembrou Wang.

Os cientistas combinaram hidrólise não enzimática, dissolução na água e processos biodegradáveis para gerar o novo material.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.