Luanda equaciona encerramento de consulado em Macau

A representação diplomática de Angola é um dos dezoito consulados-gerais que deverão fechar portas ao abrigo do plano de reestruturação da rede de consulados e embaixadas de Angola. Com a medida, que prevê ainda o encerramento da Embaixada em Lisboa, o Executivo liderado por João Lourenço espera poupar 54 milhões de euros.

O Governo angolano está a equacionar encerrar nove embaixadas e 18 consulados-gerais, entre os quais a representação diplomática de Angola no território. Luanda está a equacionar ainda o encerramento da Embaixada em Lisboa e de uma dezena de representações comerciais, entre as quais a representação comercial em Portugal. Com o encerramento das representações, o Executivo angolano procura poupar qualquer coisa como 54 milhões de euros.
A informação foi reiterada no mesmo dia em que o presidente angolano, João Lourenço, deu luz verde à construção de uma chancelaria de Angola na Alemanha, projecto avaliado em quase 12 milhões de euros, de acordo com um decreto presidencial a que agência Lusa teve acesso.
O projeto integra o acordo-quadro de financiamento celebrado em 2016 entre o Governo angolano e o banco alemão KfW IPEX-Bank GMBH, no montante de 500 milhões de dólares (427,8 milhões de euros ao câmbio atual).
De acordo com o decreto presidencial n.º 111/18, de 24 de Agosto, aprovado na mesma semana da visita do Presidente angolano à Alemanha, a empreitada ficará a cargo da empresa alemã Ed Zublin AG Stuttgart.
De acordo com o documento, a construção da chancelaria – representação oficial da República angolana – custará 11.935.586,43 euros.
No sentido contrário, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, confirmou a 22 de Janeiro deste ano que o Governo angolano tinha em curso o processo de redimensionamento das missões diplomáticas e consulares, podendo levar ao encerramento de algumas devido à situação económica e financeira do país.
A informação constava da proposta elaborada pelo secretário para os Assuntos do Diplomáticos do Presidente da República de Angola, Victor Lima, antigo embaixador em Espanha, entregue em Janeiro ao Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e à qual a Lusa teve acesso, no âmbito do redimensionamento da rede diplomática angolana.
O ministro explicou que o estudo foi ditado pela situação económica e financeira do país, que “não permite manter, com a dignidade desejada”, algumas dessas estruturas.
Acrescentou que as medidas preconizadas no estudo “visam a racionalização dos meios” e que o Governo pretende que Angola “continue a estar representada a nível internacional, de uma forma digna”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.