Cooperação. Macau e Cantão acertam agulhas

Representantes de ambas as regiões estiveram esta sexta-feira reunidos para discutir aspectos como o intercâmbio laboral, o empreendimento ou o desenvolvimento do sistema de segurança social. Guangdong e Macau querem acelerar os procedimentos de avaliação de técnicos e profissionais de ambas as regiões que queiram trabalhar nos territórios vizinhos.

As autoridades de Macau e da vizinha província continental de Guangdong estiveram esta sexta-feira reunidas para promoverem o intercâmbio sobre emprego e empreendimento, avaliação técnica, fiscalização do trabalho e segurança social, indicaram as autoridades do território.
De acordo com a Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais, as duas regiões ambicionam colaborar de forma mais estreia em matérias como a “conjuntura do emprego e do empreendimento e troca de experiências no trabalho e desenvolvimento de modalidades de cooperação sobre a avaliação de técnicos profissionais entre Guangdong e Macau”.
Para além disso, Guangdong e Macau – que estão incluídas na iniciativa chinesa da construção da Grande Baía – pretendem reforçar a execução da lei relativamente à fiscalização do trabalho, trocar de informações sobre segurança social nas duas regiões e elaborar um estudo da viabilidade de ligação da protecção de idosos.
Além de Hong Kong e Macau, a região da Grande Baía abrange nove localidades: Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing.
Esta região de nove cidades e duas regiões administrativas especiais conta com mais de 110 milhões de habitantes.
No início de Junho, o Governo de Macau divulgou uma nota onde explicou a gestão dos fundos investidos no projecto da construção da Grande Baía.
A Região vai desembolsar 20 mil milhões de renminbi (cerca de 2,5 mil milhões de euros), para este projecto, durante 12 anos e vai ter um retorno anual de 3,5 por cento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.