Mundial de Resistência quer evitar que provas coincidam com o Macau GP

O responsável pela organização do World Endurance Championship comprometeu-se a trabalhar para que as “Seis Horas de Xangai” não voltem a coincidir com o Grande Prémio de Macau. Gerald Neveu diz que a organização que lidera está disposta a alterar a data da competição de Xangai para que não coincida com o fim-de-semana mais agitado do ano no Circuito da Guia.

Uma das muitas e controversas coincidências da actual Super Temporada 2018/2019 do Campeonato do Mundo de Resistência é a que ocorre a 18 de Novembro, quando as “Seis Horas de Xangai” coincidem com o tradicional Grande Prémio de Macau, prova que acolhe no seu programa as Taças do Mundo de GT e de Fórmula 3 e ainda a jornada de encerramento da edição inaugural do WTCR.
Em declarações à imprensa prestadas no circuito britânico de Silverstone, o director executivo do World Endurance Championship (WEC), Gerald Neveu, adiantou que está a trabalhar para evitar que os dois certames voltem a coincidir em 2019. No calendário provisório para a temporada de 2019/2020 da competição, as 4 horas de Xangai estão agendadas para 17 de Novembro, mas podem ser transferidas para o fim-de-semana anterior se o Grande Prémio de Macau se realizar na mesma data.
“Estamos a olhar com atenção para o que se poderá passar na Ásia na mesma altura”, adianta Neveu. “Estámos cientes de que Macau se pode realizar no mesmo fim-de-semana de Novembro de 2019. Se for este o caso, e pudermos evitar que coincida com Macau, talvez seja uma boa ideia. Vamos tomar uma decisão nos próximos dias. Temos a opção de organizar a prova ou a 10 ou a 17 de Novembro. De qualquer forma, a prova realizar-se-á sempre em meados de Novembro”, assume Neveau.
O facto de que o Grande Prémio de Macau e a etapa de Xangai do World Endurance Championship coincidem este ano fizeram com que vários fabricantes de GT não posssam utilizar os pilotos que competem regularmente no Campeonato do Mundo de Resistência. O mesmo aconteceu, de resto, entre 2015 e 2017 quando o fim-de-semana mais movimentado no Circuito da Guia coincidiu com a etapa do Bahrein do WEC.
“Estamos em contacto com a Federação Internacional do Automóvel, uma vez que a FIA também dinamiza eventos em Macau. Toda esta situação é pouco habitual, porque estamos a conhecer um calendário com um ano e meio de antecipação. Os outros campeonatos ainda não estão publicados, pelo que tencionamos esperar pela decisão deles para encerrar o calendário”, complementou o responsável.
Gerald Neveau também abordou a coincidência de datas entre as 6 Horas de Fuji e a prova norte-americana de Petit Le Mans, que se disputa a 13 de Outubro de 2019. Trata-se da segunda vez em que ambos os eventos coincidem, mas o director executivo do WEC diz que a responsabilidade não é da organização que lidera: “Durante 20 anos, a prova do Petit Le Mans disputou-se no primeiro fim-de-semana de Outubro. De repente, eles decidiram mudar o calendário porque há um encontro de futebol americano universitário em Atlanta nessa mesma primeira semana de Outubro”, explica Neveau. “Lamento muito, mas não podemos ter em consideração a temporada de futebol universitário nos Estados Unidos da América. Se por alguma razão o futebol muda a data e os organizadores do Petit Le Mans também se sintam obrigados a mudar … É impossível ter todos os factores em conta”, adverte o responsável.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.