Burocracia afasta Paula Carion dos Jogos Asiáticos

A atleta macaense, que se preparava para competir ao mais alto nível com as cores de Macau pela última vez, viu a sua acreditação na competição ser recusada. A organização do certame, que decorre na Indonésia entre 18 de Agosto e 2 de Setembro, alterou os regulamentos, impedindo que atletas com passaporte de jurisdições que não integram o Conselho Olímpico da Ásia disputem o certame.

Paula Carion, atleta que ao longo dos últimos 20 anos levou as cores de Macau ao pódio por mais de duas dezenas de ocasiões, viu a sua acreditação nos Jogos Asiáticos ser recusada pelo Comité Organizador da competição, depois do organismo ter promovido mudanças nos regulamentos que tornam inviável a participação no certame de atletas que se tenham inscrito no certame com passaporte de outras jurisdições que não as dos países e territórios membros do Conselho Olímpico da Ásia.
As alterações regulamentares foram comunicadas ao Instituto do Desporto e ao Comité Olímpico de Macau há pouco mais de duas semanas. A atleta macaense, que sempre fez uso da documentação portuguesa para se inscrever em competições internacionais, vê assim inviabilizada a sua participação no maior evento desportivo do continente asiático por não possuir um passaporte da RAEM: “Competi pela primeira vez nos Jogos Asiáticos em 2006 e sempre apresentei o meu passaporte português”, adiantou Paula Carion, em declarações ao Expediente Sínico. “Até agora nunca me tinha sido pedido o passaporte da RAEM. O meu cartão de acreditação nos Jogos Asiáticos de Incheon diz, de forma muito evidente, “Nacionalidade: Portugal””, confirmou a atleta.
Paula Carion estreou-se em competições internacionais com as cores de Macau em 1998 e desde então disputou seis edições do Campeonato Asiático de Karaté (três enquanto atleta júnior e três como atleta sénior) e três edições dos Jogos Asiáticos. A participação na 18ª edição do certame devia pautar o adeus da atleta às grandes competições internacionais, depois de no mês passado ter conquistado uma medalha de bronze no torneio feminino de Karaté Kumite para atletas com mais de 68 quilogramas da edição de 2018 do Campeonato Asiático de Karaté.
“Não é a forma como eu queria concluir os meus vinte anos de carreira como atleta, mas
talvez seja o meu fado. Pelo menos terminei a minha carreira internacional com aquela medalha na Jordânia”, assentiu a atleta macaense, adiantando que deverá disputar um último combate em Setembro, num torneio de Karaté que se disputa no território.
Apesar de tencionar colocar um ponto final na carreira como atleta, Paula Carion deverá continuar ligada à modalidade, através da formação de novos talentos: “Vou continuar ligada ao karaté, ainda que não tenha a intenção de voltar a competir como atleta. Vou ensinar karaté a crianças. Se trabalharei ou não com a selecção de Macau, é algo que não depende de mim”, explicou a atleta macaense em declarações ao Expediente Sínico.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.