Tradução. Universidade chinesa venceu concurso mundial

A Universidade de Comunicação da China foi a grande vencedora da segunda edição do Concurso Mundial de tradução Chinês-Português. A formação da China continental superiorizou-se ao Instituto Politécnico de Macau, que ganhou o segundo prémio da variante geral da competição.

As equipas da Universidade de Comunicação da China e do Instituto Politécnico de Macau ganharam o primeiro e o segundo prémios gerais, respectivamente, da segunda edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português, foi recentemente anunciado.

O terceiro prémio geral foi para uma equipa da Universidade de Estudos Internacionais de Xian, enquanto o Instituto Politécnico de Macau conquistou o primeiro e o segundo lugares na categoria de prémios especiais para equipas de instituções de ensino superior de Macau, de acordo com um comunicado divulgado no início da semana.

Os cinco prémios de menção honrosa foram entregues a equipas do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade Jiaotong de Pequim, da Universidade de Minho, da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim e da Universidade de Estudos Internacionais de Sichuan.

Esta edição do concurso registou 117 equipas participantes de 34 instituições de ensino superior, afirmou o presidente do Politécnico de Macau, Lei Heong Iok, durante a cerimónia de atribuição dos prémios, realizada a 25 de Julho, de acordo com a mesma nota.

Aos participantes da próxima edição deste concurso, organizado pelo IPM e pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), o responsável disse esperar “novos contributos para o desenvolvimento e prosperidade cultural sino-lusófona”.

As equipas concorrentes, compostas por dois ou três alunos e um professor orientador, tiveram cerca três meses para traduzir um texto de português para chinês, contendo mais de cinco mil frases e sem ultrapassar as dez mil.

O primeiro prémio é de 140 mil patacas, o segundo de 105 mil e o terceiro de 75 mil. Cada equipa que for distinguida com uma menção honrosa receberá 25 mil patacas.

O prémio especial para as equipas das instituições de ensino superior de Macau é de 68 mil patacas para o primeiro lugar e de 35 mil para o segundo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.