Governo anuncia conclusão do sistema de alerta para tufões

A instalação do novo sistema foi concluída antes do previsto e os equipamentos podem entrar em funcionamento já este mês. O sistema é constituído por noventa postes equipados com câmaras e com avisos sonoros. Cada poste tem capacidade para cobrir entre 50 e 100 metros.

As autoridades de Macau anunciaram esta quinta-feira a conclusão de um conjunto de sistemas de alerta para tufões e inundações, no âmbito de vários esforços realizados para a prevenção e redução de catástrofes.

Os equipamentos podem entrar “em funcionamento já este mês”, uma vez que a instalação foi concluída “antes do tempo previsto”, lê-se num comunicado divulgado pelo Gabinete de Comunicação Social. A época de tufões arrancou em Junho e prevê-se que termine em Outubro.

Na zona baixa ao longo da costa oeste das três ilhas (Macau, Taipa e Coloane), os noventa postes do sistema de videovigilância foram equipados com avisos sonoros, capazes de cobrir uma área de entre 50 e 100 metros, indicou o comandante-geral dos Serviços de Polícia Unitários (SPU), de acordo com a nota de imprensa.

Foram também instalados altifalantes nos carro-patrulha para emitir as informações da protecção civil em três línguas: chinês, português e inglês, refere a mesma nota.

O comunicado avança ainda que a Protecção Civil optimizou as plataformas de divulgação de informações meteorológicas, para que estas cheguem a todos de forma atempada.

“Além de se aproveitar a forma tradicional de divulgação, como por exemplo a página electrónica, rádio, televisão, entre outros, são utilizadas as redes sociais, tais como Wechat e Facebook”, avança o comunicado.

Segundo as autoridades, os sistemas serão activados sempre que acionado o nível 3 ou superior do aviso de ‘Storm Surge’.

As medidas surgem na sequência da passagem por Macau do tufão Hato, que a 23 de Agosto do ano passado causou dez mortos, mais de 240 feridos e prejuízos avaliados em 1,3 mil milhões de euros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.