Lai Chi Vun. Processo de classificação concluído em Dezembro

Até ao final do ano, os antigos estaleiros navais de Coloane devem ser classificados como “sítio de interesse patrimonial”. A data foi ontem avançada pela vice-presidente do Instituto Cultural, Leong Wai Man, à margem do Conselho do Património Cultural, organismo que em Março último se insurgiu contra a classificação do conjunto.

O projecto de classificação dos estaleiros navais de Lai Chi Vun como património cultural deve ficar concluído até Dezembro, anunciou esta terça-feira o Instituto Cultural (IC) de Macau.

“Vai ser classificado como ‘sítio’ conforme a Lei da Salvaguarda” do património cultural, afirmou a vice-presidente do Instituto Cultural, Leong Wai Man, em declarações aos jornalistas após a reunião plenária do Conselho do Património Cultural, que se realizou à porta fechada.

A presidente do Instituto Cultural, Mok Ian Ian, e Leong Wai Man reiteraram que “Lai Chi Vun tem as suas próprias características e, portanto, certas zonas vão sofrer um restauro, mas de acordo com as características originais”.

Questionadas sobre a hipótese de demolição de um ou mais estaleiros, as responsáveis garantiram que “não há qualquer plano” para isso.

No início do ano, o organismo já tinha proposto que os estaleiros de Lai Chi Vun fossem classificados como ‘sítio’, por dizerem respeito a “obras do homem ou conjugadas do homem e da natureza, notáveis pelo seu interesse cultural”.

Em contrapartida, em Março passado, o Conselho do Património Cultural manifestou-se contra a classificação dos estaleiros, defendendo, antes, a revitalização dos locais.

Na altura, o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, lembrou que “a classificação dos estaleiros navais implica a conservação da aparência original dos mesmos, o que pode impedir outras formas de revitalização”, mas garantiu que o Governo ia continuar a ouvir opiniões de especialistas.

Na consulta pública sobre os estaleiros, que decorreu entre 22 de Janeiro e 23 de Março, 80 por cento dos participantes mostrou-se a favor da classificação do local e 90 por cento a favor da revitalização.

Actualmente, existem 12 estaleiros em Lai Chi Vun, de onde o último barco saiu há mais de uma década.

Dois foram demolidos, em Março de 2017, por “razões de segurança”, e um outro ficou destruído, em Agosto, pela passagem do tufão Hato, a mais forte tempestade a fustigar Macau nos últimos 50 anos.

Construído a partir dos anos 50 [do século passado], o conjunto de Lai Chi Vun constitui o maior grupo de estaleiros navais de Macau. São também descritos como “um dos maiores legados do património industrial da construção naval” do sul da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.