Mario Bros. A primeira aventura protagonizada por Super Mario faz 35 anos

O primeiro videojogo que teve o mais famoso canalizador do mundo como protagonista apareceu há 35 anos, no Japão, em máquinas de arcade japonesas. O célebre personagem apareceu pela primeira vez em 1981, sob o nome de “Jumpman”, mas só se autonomizou em 1983. Desde então, os vários jogos da saga Super Mario venderam mais de 330 milhões de unidades.

O videojogo “Mario Bros”, a primeira aventura protagonizada pelo mítico canalizador da Nintendo, foi lançado há 35 anos em máquinas de arcade japonesas, após desferir golpes em mais de uma centena de jogos.

Os vários jogos da célebre personagem da Nintendo – provavelmente a mais reconhecível da história dos videojogos por diferentes gerações – conseguiu ao longo da sua história vender 330 milhões de unidades, afirmou a companhia japonesa em comunicado.

Idealizado por Shigeru Miyamoto, prémio Príncipe de Astúrias da Comunicação e Humanidades em 2012, Mario apareceu pela primeira vez sob o nome de “Jumpman” em 1981, no jogo arcade “Donkey Kong”. No entanto, só em 1983, com “Mario Bros”, é que apareceu pela primeira vez sozinho.

O reconhecível aspecto de Mario é resultado das limitações gráficas dos jogos de arcade; um fato vermelho e brilhante com uma camisola azul, para que os movimentos dos seus braços se pudessem ver claramente, e um grande nariz e bigode para que o público pudesse distinguir facilmente a sua cara.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.