Fado de fusão e aulas de violoncelo no Festival Internacional de Música de Macau

O grupo português Sangre Ibérico e o violoncelista brasileiro António Meneses são dois dos destaques da 32ª edição do Festival Internacional de Música, evento cujo programa foi esta terça-feira anunciado. A iniciativa arranca a 28 de Setembro e estende-se até 28 de Outubro.

O Festival Internacional de Música de Macau vai “importar” este ano fado de Portugal e aulas de violoncelo do Brasil, dois eventos destacados pela organização, que apresentou esta terça-feira o programa da edição de 2018 do certame.

“O mais antigo festival de grande envergadura” da China, que vai para a 32.ª edição, realiza-se entre 28 de Setembro e 28 de Outubro e vai contar com a participação do grupo português Sangre Ibérico e do violoncelista brasileiro António Meneses que, além de ser protagonista de um dos espectáculos, também vai ministrar uma ‘masterclass’.

O Instituto Cultural de Macau, que promove o festival com um orçamento de 30 milhões de patacas, sublinhou “a fusão única” do fado, “o género musical mais representativo de Portugal”, e da “rumba flamenca espanhola”, garantida pela participação do Sangre Ibérico, a 5 de Outubro, na Casa do Mandarim.

Por outro lado, a organização destaca a presença do violoncelista brasileiro António Meneses, vencedor do Concurso Internacional de Música em Munique e do Concurso Internacional Tchaikovsky.

Para além da actuação prevista para 14 de Outubro no pequeno auditório do Centro Cultural de Macau, Meneses irá conduzir uma ‘masterclass’, um dia antes, no auditório do Conservatório de Macau.

“O Festival Internacional de Macau, um evento musical anual, dedica-se a apresentar uma variedade de programas musicais aos residentes (…) e a visitantes de todo o mundo”, assumindo-se actualmente como “uma das actividades culturais mais dignas de toda a Ásia”, afirmou o vice-presidente do Instituto Cultural de Macau, Ieong Chi Kin, no decorrer da apresentação do evento.

Música clássica, música electrónica, ‘workshops’, conferências e visitas aos bastidores dos espectáculos para conhecer os protagonistas, cenário e ambiente artísticos são algumas das actividades em destaque de uma iniciativa que pretende também “divulgar a singularidade” de Macau”, acrescentou Ieong Chi Kin. O festival tem este ano como tema “Viver – O Momento da Música”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.