Hong Kong. Donald Tsang perde recurso para anular condenação

O antigo líder do governo da RAEHK viu, ainda assim, o tribunal reduzir a pena dos 20 para os 12 meses. Depois de ouvir a decisão, Donald Tsang sentiu-se indisposto e foi conduzido a um hospital da região vizinha.

O antigo chefe do Executivo da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, Donald Tsang, perdeu esta terça-feira um recurso para anular a condenação e a sentença de 20 meses de prisão por conduta indevida no exercício do cargo a que foi condenado.

Tsang, de 73 anos, foi condenado em 2017 depois de ser considerado culpado num caso de conflito de interesses relacionado com a aprovação de licenças em troca do uso de um luxuoso apartamento na vizinha cidade chinesa de Shenzhen.

O tribunal de apelo decidiu recusar o recurso apresentado por Tsang para anular a condenação, mas aceitou reduzir a pena a 12 meses de prisão por questões de saúde e de bom comportamento, entre outras, noticiaram os meios de comunicação social da antiga colónia britânica.

A mulher do antigo chefe do Executivo da Região Administrativa Especial chinesa, Selina Chang, mostrou-se decepcionada com a decisão do tribunal e afirmou que o marido vai estudar, com os advogados, “os passos a seguir a partir de agora”.

Depois de ouvir a decisão, Donald Tsang sentiu-se indisposto e foi levado para um hospital, acrescentaram. Após a condenação inicial, o antigo Chefe do Executivo ficou na prisão por apenas dois meses, tendo sido autorizado, por um juiz, a esperar a conclusão do recurso em liberdade sob fiança.

Tsang, o primeiro líder de Hong Kong a ser condenado num processo criminal, liderou o governo da cidade entre 2005 e 2012, ano em que deixou o cargo depois de admitir ter aceitado ofertas de magnatas chineses em forma de viagens em iates de luxo e aviões privados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.