“Bomba de lava” atinge embarcação e faz 23 feridos

Uma embarcação turística foi apanhada por uma “bomba de lava” ao largo da maior das ilhas do Hawai’i. A ocorrência provocou 23 feridos, treze dos quais foram conduzidos ao hospital para acompanhamento médico.

Uma erupção projectou hoje lava para a cobertura de um barco de turismo na Ilha Grande, no Hawai’i. A ocorrência causou pelo menos 23 feridos, anunciaram as autoridades hawaianas.

Uma mulher de 20 anos sofreu uma lesão grave numa perna, enquanto os restantes passageiros da embarcação sofreram queimaduras e traumatismos, refere o Departamento de Terras e Recursos Naturais do estado.

Treze dos feridos foram transportados para o hospital, enquanto as restantes dez pessoas sofreram ferimentos ligeiros e foram tratados no local.

As pessoas estavam a bordo de uma embarcação de turismo que leva os visitantes a ver a lava que está a chegar ao oceano, depois da erupção, há cerca de dois meses, do vulcão Kilauea. São várias as empresas que efectuam estes passeios.

As autoridades alertaram sobre o perigo de aproximação da lava que entra no oceano, com a Guarda Costeira dos Estados Unidos a criar, em Maio, uma zona de segurança, que proíbe as embarcações de se aproximarem a menos de 300 metros dos pontos de entrada do material incandescente no mar.

Apesar da proibição, existe uma licença especial que permite que experientes operadores de barcos se possam aproximar até cerca de 50 metros.

O vulcão Kilauea, que está em erupção desde o início de Maio, já destruiu mais de 700 casas, mas, até ao momento, o único ferido grave foi um homem que foi atingido pela lava numa perna.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.