Tecnologia. Xiaomi com estreia pouco auspiciosa na bolsa de Hong Kong

A Xiaomi estreou-se esta segunda-feira na bolsa de valores da vizinha Região Administrativa Especial, mas a jornada esteve longe de ser memorável. As acções da empresa caíram 2,9 por cento, cotando-se abaixo dos 17 dólares iniciais previstas na oferta inicial de venda.

As acções do fabricante chinês de ‘smartphones’ Xiaomi caíram 2,9 por cento na jornada de estreia na Bolsa de Valores da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, numa altura de crescentes fricções comerciais entre Washington e Pequim. A guerra comercial entre as duas potencias tem abalado as praças financeiras mundiais.

As acções da Xiaomi abriram com uma cotação de 16,5 dólares de Hong Kong, abaixo dos 17 dólares previstos na oferta inicial. O fundador da Xiaomi, Lei Jun, reconheceu que a entrada em bolsa da empresa ocorre num “momento crítico” das relações comerciais entre a República Popular da China e os Estados Unidos, motivado pela política de Pequim para o sector tecnológico. O braço de ferro tem causado volatilidade nas bolsas em todo o mundo: “Apesar das condições macroeconómicas, que estão longe de ser as ideais, acreditamos que uma grande empresa pode enfrentar o desafio e diferenciar-se”, salientou o responsável.

Antes da entrada em bolsa, a empresa previu fixar o seu valor de mercado em 54 mil milhões de dólares, aquém da proposta inicial de 100 mil milhões de dólares, que caso se confirmasse seria a maior oferta pública inicial dos últimos anos, a nível mundial.

A empresa, com sede em Pequim, é a quarta maior fabricante do mundo de ‘smartphones’  por quantidade de produção, segundo a unidade de pesquisa International Data Corp.

A marca chinesa é já comercializada em Portugal em várias lojas, e também em espaços de venda próprios. Na sexta-feira entraram em vigor nos Estados Unidos as taxas alfandegárias sobre um total de 34 mil milhões de dólares de bens importados da China.

Esta é a primeira de uma série de medidas retaliatórias de Washington contra alegadas “tácticas predatórias” por parte de Pequim, que visam desenvolver o sector tecnológico, nomeadamente forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia, em troca de acesso ao mercado chinês.

A República Popular da China prometeu punir as exportações norte-americanas no mesmo valor, suscitando receios de uma guerra comercial total entre as duas maiores economias do mundo.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.