Mundial 2018. Inglaterra com pés de veludo eliminou Suécia e está nas meias-finais

Com menos estrelas, mas com mais equipa, a selecção inglesa carimbou a passagem às meias finais de um Campeonato do Mundo de Futebol, 26 anos depois da última presença. À formação inglesa, valeram os golos apontados por Harry Maguire e por Delle Alli.

A Inglaterra qualificou-se este sábado para as meias-finais do Mundial2018 de futebol, 28 anos depois da última presença numa fase tão adiantada da prova. Os ingleses venceram a Suécia por 2-0 no seu expediente de jogo predilecto: o jogo aéreo.

Os britânicos invadiram por duas vezes o ‘espaço aéreo’ sueco, aos 30 minutos, por Harry Maguire, que marcou de cabeça o primeiro golo como internacional, e aos 59, por Dele Alli, também através de um remate de cabeça, um preceito em que os escandinavos costumam ser insuperáveis.

A Inglaterra, campeão do mundo em 1966 no campeonato que organizou e no qual eliminou Portugal nas meias-finais, vai defrontar na antecâmara da final a formação da Croácia, que bateu a anfitriã Rússia na lotaria das grandes penalidades.

A Suécia beneficiou do regresso do médio Sebastian Larsson, suspenso na vitória pela margem mínima sobre a Suíça, nos oitavos de final, mas perdeu o influente defesa Lustig, pelo mesmo motivo. A Inglaterra, por sua vez, apresentou o mesmo ‘onze’ que bateu a Colômbia na ronda anterior, no desempate por grandes penalidades.

A Inglaterra procurava qualificar-se pela primeira vez para as meias-finais de um Campeonato do Mundo desde o Itália1990, enquanto a Suécia não atinge aquela fase desde os Estados Unidos1994 e as duas seleções pareceram acusar a gravidade do momento.

O primeiro remate perigoso surgiu apenas aos 19 minutos, por intermédio de Harry Kane, melhor marcador do torneio, com seis golos. A Inglaterra só necessitou, no entanto, de mais uma oportunidade para se colocar em vantagem, aos 30 minutos, graças a um colocado remate de cabeça de Maguire, após canto de Ashley Young.

A selecção inglesa esteve muito perto de aumentar a vantagem em cima do intervalo, mas Sterling, isolando perante Robin Olsen, não conseguiu ultrapassar o guarda-redes da Suécia. O onze escandinavo poderia ter empatado logo no início da segunda parte, quando Marcus Berg testou os reflexos do guardião Pickford.

A Inglaterra percebeu que um golo poderia revelar-se insuficiente e regressou às imediações da área escandinava, recolhendo os dividendos da sua opção ofensiva aos 59 minutos, quando Lingard descobriu Dele Alli a escapulir-se à defesa sueca e o médio aumentou para 2-0 com um forte remate de cabeça.

A seleção britânica construiu uma vantagem segura, mas só não ficou com o apuramento em risco porque a elasticidade de Pickford evitou por duas vezes que a Suécia marcasse. O guardião brilhou pela primeira vez aos 62 minutos, num remate rasteiro de Claesson, e aos 72, ao desviar sobre a barra a tentativa de Marcus Berg.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.