Banco de Portugal. Macau “relevante” para o sistema bancário português

Macau, Angola e Moçambique são as jurisdições tidas como mais relevantes pelo Banco de Portugal para a estabilidade do sistema bancários português. A avaliação é válida até ao final do segundo trimestre do próximo ano, altura em que será revista pelo supervisor financeiro português.

O Banco de Portugal (BdP) classificou esta sexta-feira Angola, Moçambique e Macau como “relevantes” para o sistema português, numa classificação que é válida até ao segundo trimestre de 2019.

“Por deliberação do Conselho de Administração adoptada em 20 de Junho de 2018, o Banco de Portugal, no exercício das suas competências enquanto autoridade macroprudencial nacional, decidiu que a lista de países terceiros relevantes para o sistema bancário português, a vigorar até ao 2.º trimestre de 2019, inclui a República de Angola, a República de Moçambique e a Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China”, lê-se num comunicado publicado na sexta-feira na página do supervisor financeiro.

De acordo com o Banco de Portugal, o “exercício de identificação dos países terceiros relevantes para o sistema bancário português pelo Banco de Portugal insere-se no cumprimento da recomendação […] relativa ao reconhecimento e fixação das percentagens da reserva contracíclica de fundos próprios aplicáveis a posições em risco sobre países terceiros”.

A decisão será revista, anualmente, pelo Banco de Portugal e publicada no seu portal electrónico, na Internet.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.