António Vitorino é o novo Director Geral da OIM

António Vitorino, antigo Comissário Europeu, que desempenhou o cargo de Secretário-adjunto do Governo de Macau em meados da década de 80, foi ontem eleito em Genebra para o cargo de director-feral da Organização Internacional para as Migrações. O antigo Ministro da Defesa do Governo de Lisboa foi eleito por aclamação, batendo na corrida pela liderança da agência da ONU a costa-riquenha Laura Thompson e o norte-americano Ken Isaacs.

O português António Vitorino foi esta sexta-feira eleito para o cargo de Director Geral da Organização Internacional para as Migrações. O antigo Comissário Europeu vai liderar a agência da ONU durante os próximos cinco anos, depois de ter derrotado o norte-americano Ken Isaacs e a costa-riquenha Laura Thompsons na corrida pela liderança da organização. Com a eleição de Vitorino, trata-se da segunda vez em quase meio século que a Organização Internacional para as Migrações não será dirigida por um norte-americano.

O novo director geral da agência da ONU para as migrações lembrou que mundo passa por um período particularmente crítico no que aos fluxos migratórios diz respeito, mas mostrou-se decidido a levar a bom porto as tarefas ambiciosas a que se propôs enquanto candidato à liderança da Organização: “Espero que todos os países membros possam compreender que o papel da Organização Internacional das Migrações é fundamental. É fundamental construir pontes entre os países, sobretudo entre os países que têm diferentes níveis de desenvolvimento económico. Estou confiante que no final, depois de ultrapassado este período das eleições, todos os países membros da Organização Internacional das Migrações vão chamar a si a responsabilidade para assumir os compromissos e as obrigações  a que estão sujeitos”, garantiu o novo director-geral da OIM.

Mais do que o triunfo de António Vitorino na corrida pela liderança da Organização Internacional para as Migrações, a imprensa internacional dá ênfase à derrota de Ken Isaacs, candidato que contava com o apoio de Donald Trump. O norte-americano terá sido penalizado por uma série de mensagens que postou nas redes sociais em que menosprezava os muçulmanos e ainda pela própria política migratória defendida pelo Executivo de Washington. Ontem, após o escrutínio, em Genebra, Isaacs felicitou António Vitorino pela eleição para a liderança da Organização Internacional das Migrações: “Acabei de me encontrar com o Sr. Vitorino e felicitei-o pela sua vitória. Foi um grande acto eleitoral. A Organização Internacional das Migrações é uma grande organização que vai ter um grande director-geral. Foi uma honra para mim representar nestas eleições os Estados Unidos da América e é tudo o que eu tenho a dizer. Muito Obrigado”, assumiu Isaacs.

Pouco depois de ter sido eleito, António Vitorino recebeu uma chamada telefónica de Marcelo Rebelo de Sousa. O presidente da República de Portugal  saudou a eleição do antigo Comissário Europeu, definindo-a como uma grande vitória da diplomacia portuguesa: “É uma grande vitória portuguesa. É uma vitória que, a seguir à vitória do Sr. Engenheiro António Guterres prestigia Portugal e mostra o nosso peso no mundo”, defendeu o Chefe de Estado português.

Já o primeiro-ministro português, António Costa, fala em orgulho: “Queria, antes de mais, felicitar o Dr. António Vitorino por este resultado. Para Portugal é um enorme orgulho e responsabilidade continuarmos a ter uma posição relevante e central nesta grande questão global que é a questão das migrações”, salienta o Chefe do Governo de Lisboa.

António Vitorino foi eleito na quinta ronda por aclamação, à qual compareceu sozinho, depois de na volta anterior ter eliminado Laura Thompson, com 77 votos a seu favor, contra 66 votos para a candidata Costa Riquenha. Em todas as rondas, Vitorino foi sempre o candidato mais votado, tendo o norte-americano Ken Isaacs ficado sempre em último lugar.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.