Chui Sai On em Pequim para discutir projecto da Grande Baía

Depois de ter visitado na semana passada boa parte das cidades que integram o projecto da Grande Baía, Fernando Chui Sai On deslocou-se hoje a Pequim para dar conta das questões discutidas durante o périplo pela vizinha província de Cantão. O Chefe do Executivo deslocou-se a Zhuhai, a Cantão, a Shenzhen, a Zhongshan e a Jiangmen.

O chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, deslocou-se a Pequim para transmitir às autoridades chinesas as conclusões de uma visita que efectuou a cinco cidades da zona da Grande Baía.

De acordo com um comunicado do Gabinete do Porta-voz do Governo, o Chefe do Executivo ter-se-á reunido com o vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, com o objectivo de transmitir as opiniões e recomendações do Governo de Macau sobre os planos de desenvolvimento da Grande Baía.

O chefe do Executivo iniciou na quinta-feira uma visita oficial a Zhuhai, a Cantão, a Shenzhen, a Zhongshan e a Jiangmen, cinco das nove cidades que integram o projecto chinês, cujo plano de desenvolvimento será lançado em breve, de acordo com um comunicado do Governo.

Além de Hong Kong e Macau, a região da Grande Baía abrange nove localidades: Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing. Esta região de nove cidades e duas regiões administrativas especiais conta com mais de 110 milhões de habitantes.

Na terça-feira, uma delegação oficial chefiada por Chui Sai On deslocou-se a Zhongshan e Jiangmen onde aproveitou para reforçar a ideia de que Macau pode apoiar as duas cidades na promoção de produtos e outros projectos junto dos países de língua portuguesa, devido à proximidade cultural que tem com os países lusófonos.

Num comunicado divulgado pelas autoridades do território, ficou patente que tanto Macau como Zhongshan pretendem intensificar a promoção da indústria da medicina chinesa, de forma a diversificar as suas economias.

Em Shenzhen, na passada sexta-feira, o chefe do Governo de Macau enalteceu o reforço da cooperação entre o território e Shenzhen em áreas como o turismo e as finanças. Nesta ocasião, Chui Sai On destacou o “aprofundamento da cooperação nas áreas de turismo, cultura, comércio, finanças e serviços”, estabelecida já em 2015.

Na vertente financeira, Shenzhen tem “um potencial de desenvolvimento e uma base sólida”, pelo que os dois territórios podem “encontrar espaço de cooperação em várias áreas”, nomeadamente no “fundo de inovação tecnológica, banco cooperativo e seguradoras”, considerou o edil de Shenzhen, Chen Rugui.

Já no dia anterior, em Zhuhai, no início oficial da visita às cidades integradas na Grande Baía, a delegação do território esteve no Vale de Criação de Negócios de Macau e no Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa.

Neste mesmo dia, Chui Sai On visitou em Cantão uma empresa de tecnologia que desenvolve ‘software’ na área da inteligência artificial e que, segundo as autoridades de Macau, fabrica sistemas de reconhecimento facial com uma precisão de 94 por cento

De acordo com as autoridades do território, a delegação local demonstrou particular interesse no sistema de tradução feito por esta empresa, especialmente na tradução entre o cantonense e o português.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.