Tufões. Primeiros da temporada prestes a eclodir

As condições meteorológicas no território deverão ser afectadas nos próximos dias não por um, mas por dois tufões. Macau – e de acordo com as primeiras previsões – deverá ser, no entanto, poupado a circunstâncias extremas.

Não há mal que sempre dure, nem bem que se não acabe. O calor intenso dos últimos dias parece ser já matéria do passado, graças à gestação – no Mar do Sul da China e no Pacífico Oriental – não de um, mas de dois tufões.

As duas áreas de baixas pressões deverão evoluir para fenómenos meteorológicos mais intensos ao longo dos próximos dias, de acordo com uma mensagem publicada pelo Observatório Meteorológico de Hong Kong na rede social Facebook.

A depressão tropical em formação no Mar do Sul da China deve afectar o Vietname e Hainão, de acordo com o portal AccuWeather.

Uma das depressões tropicais está actualmente situada a sul da ilha de Hainão e, de acordo com a Administração Central Meteorológica da República Popular da China, pode ganhar intensidade e transformar-se em tufão já durante a próxima madrugada. O fenómeno atmosférico deve açoitar a costa do centro e norte do Vietname com chuva intensa e ventos fortes. Caso se confirmem as previsões avançadas pela Administração Central Meteorológica, a ilha de Hainão deve ser atingida em cheio pela tempestade. O tufão deverá trazer aguaceiros e trovoada às regiões meridionais da China, mas poupar Macau e Hong Kong a circunstâncias extremas.

O outro centro de baixas pressões está a formar-se a leste das Filipinas e a durante a próxima semana deve direccionar-se para a costa Sul da China, ainda que o percurso que poderá seguir se prefigure mais incerto. Na mensagem que deixou na sua página do Facebook, o Hong Kong Obsevatory diz que a tempestada tanto pode vir a afectar Taiwan, como a província continental de Cantão.

As temperaturas tanto em Macau, como em Hong Kong deverão oscilar entre 26 e os 30 graus durante a próxima semana, após duas semanas em que os termómetros na vizinha Região Administrativa Especial excederam sempre os 33 graus. O Observatório Meteorológico de Hong Kong prevê ainda nove dias consecutivos de chuva a partir de meados da próxima semana, depois de no mês de Maio não ter sido emitido qualquer aviso de chuva, algo que não sucedia desde 1998.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.