Moda. Paulo de Senna-Fernandes distinguido nos Estados Unidos

 

O estilista macaense conquistou a medalha de ouro na categoria de “Acessórios para Casamento” dos IDA International Design Awards. Em 2014, na primeira participação na competição, uma obra de Paulo de Senna-Fernandes já tinha sido distinguida com uma medalha de bronze.

Paulo de Senna-Fernandes foi distinguido com “Beautifull Moment”, um vestido com flores bordados em tom de dourado.

O designer de moda Paulo de Senna-Fernandes conquistou esta semana uma medalha de ouro na 11ª edição dos IDA International Design Awards, uma competição criada em 2007 com o propósito de celebrar, promover e oferecer reconhecimento a visionários e a talentos emergentes do campo do design em domínios como a arquitectura, a concepção de interiores, o design gráfico ou o design de moda.

O estilista macaense, com atelier em Guangzhou, foi distinguido na categoria de “Acessórios para Casamento” com uma criação denominada “Beautifull Moment”, um vestido de casamento ornamentado com flores bordadas em tom de dourado: “Apresentei um vestido de noiva que eu próprio idealizei e criei, uma criação que considero uma obra-prima. Sinto-me realizado e muito feliz com mais esta distinção”, sublinhou Paulo de Senna-Fernandes, em declarações ao Expediente Sínico.

A distinção é a segunda obtida pelo criador macaense nos International Design Awards. Há quatro anos, em 2014, Senna-Fernandes já tinha sido distinguido na competição internacional com uma medalha de bronze por um vestido em tons de branco e vermelho inspirado na tradição cultural chinesa.

Apesar de já ter sido distinguido mais de uma dezena de vezes em concursos e competições internacionais, o estilista macaense ainda não conseguiu concretizar o desígnio de abrir um atelier em nome próprio no território, uma missão que tem sido dificultada pelas rendas elevadas e o encarecimento progressivo dos espaços comerciais: “Montar um negócio em Macau, com a abertura de um atelier e uma boutique faz parte do caminho que tracei, mas as rendas são altíssimas. Em Guangzhou tenho o meu próprio espaço e promovo seminários, porque sei que há mercado. Na China continental, os clientes estão cada vez mais exigentes e fazem questão de se vestir cada vez melhor”, sustenta o designer de moda.

A participação em certames internacionais, sublinha Paulo de Senna-Fernandes, tem por objectivo garantir o tipo de visibilidade e projecção que tarde a chegar em Macau. A conquista de várias distinções ao longo dos últimos anos tem ajudado a consolidar uma carreira que se estende já por duas décadas: “Com a participação neste tipo de concursos procuro, sobretudo, enriquecer o meu curriculo. Os prémios garantem visibilidade e fama e visibilidade e fama são sinónimo de clientes que procuram peças refinadas e exlusivas”, explica o criador macaense.

Paulo de Senna Fernandes foi considerado há um ano, pelo World’s Leading Designer, como o 19º designer mais influente na categoria de moda, vestuário e concepção de vestuário. A classificação, no âmbito de um ranking que é compilado anualmente, foi anunciada depois de peças do estilista macaense terem marcado presença em exposições e eventos na Holanda, na Itália, na Índia e em Shenzhen, uma das maiores metrópoles da vizinha província continental de Shenzhen.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.