Najib Razak. Polícia apreendeu malas de dinheiro e artigos de luxo

As autoridades da Malásia anunciaram esta sexta-feira que apreenderam centenas de caixas contendo malas e artigos de luxo e ainda 72 malas cheias de dinheiro. O antigo primeiro-ministro está a ser investigado por corrupção e é suspeito de ter desviado milhões de dólares de um fundo público para as suas contas pessoais.

A Polícia malaia confiscou esta sexta-feira 72 malas com dinheiro, jóias e peças em ouro depois de ter lançado operações de busca numa das seis casas de Najib Razak. O antigo primeiro-ministro é suspeito de ter desviado dinheiro de um fundo público para as suas contas pessoais.

Para além das 72 malas com dinheiro, as autoridades malaias apreenderam ainda 284 caixas com malas de mão de marcas de luxo, explicou o director do Departamento de Crimes Comerciais da Polícia malaia, Amar Singh: “Estas apreensões dizem respeito às buscas feitas num dos seis locais visados pela investigação. Neste local, encontramos 284 caixas com malas de mão e 72 malas de viagem com dinheiro da Malásia, dos Estados Unidos e ainda de outros países. Também encontramos jóias com elevado valor económico”, disse o responsável policial.

Amar Singh indicou ainda que as operações de busca, que foram desencadeadas na noite de quarta-feira, foram realizadas de forma simultânea em mais do que local. Os agentes envolvidos não encontraram qualquer oposição à condução das operações.

Para além do dinheiro, das malas de mão e das jóias, cujo valor não foi quantificado, as autoridades malaias apreenderam ainda vários documentos que, de acordo, com a investigação, estão relacionados com o fundo One Malaysia Development Berhad: “As investigações estão relacionadas com o Fundo 1MDB e a polícia não está à procura de documentos que não estejam ligados ao 1MDB. Os documentos que apreendemos estão todos ligados ao 1MDB”, garantiu Singh.

Depois de vencer as eleições da semana passada, o novo primeiro ministro, Mahathir Mohamad, deu ordem para impedir que Najib e a sua esposa, Rosmah Mansor, saiam do país. O casal é suspeito de corrupção e de ter desviado milhões de dólares de dinheiros públicos.

Uma informação jornalística revelou em 2015 que mais de 681 milhões de dólares do fundo One MDB foram desviados para as contas privadas de Najib. O então primeiro-ministro negou as acusações e atribuiu o dinheiro a um donativo de um príncipe saudita.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.