Governo traça balanço positivo da visita de Chui ao Camboja e à Tailândia

O intercâmbio e a cooperação bilateral entre Macau e a Tailândia, por um lado, e Macau e o Camboja, por outro, saíram reforçados da deslocação de Chui Sai On a ambos os países. A deslocação a ambos os países teve como pano de fundo a melhoria das relações ao abrigo da iniciativa “Uma Faixa, uma Rota”.

O chefe do Executivo reforçou as perspectivas para a cooperação bilateral e o intercâmbio com a Tailândia e o Camboja, disseram esta quinta-feira fontes oficiais do Governo no rescaldo de uma visita a Phnom Pehn e a Banguecoque.

A visita de cinco dias a ambos os países teve como pano de fundo o “aprofundamento da cooperação pragmática com os países envolvidos na iniciativa chinesa “Uma Faixa, uma Rota””.

De acordo com um comunicado do Gabinete de Comunicação Social, as vantagens de Macau como plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa estão na “base da cooperação profunda com os dois países”.

Na capital do Camboja, Phnom Penn, Fernando Chui Sai On assinou um memorando de entendimento com o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, o qual prevê o intercâmbio no sector do turismo, nomeadamente na protecção do património cultural e na criação de um centro mundial de turismo e lazer.

Chui Sai On incentivou, ainda, um intercâmbio entre jovens do Macau e do Camboja, convidando os últimos a prosseguirem os estudos em Macau. Já com o primeiro-ministro cambojano, as negociações estenderam-se a outras áreas, entre as quais a agricultura e os recursos humanos.

Os dois dirigentes acordaram que o Camboja deve aproveitar o papel de Macau como Plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa “e assim explorar mais oportunidades de desenvolvimento”.

Por outro lado, na capital da Tailândia, Chui Sai On sublinhou a intenção de intensificar a cooperação e o intercâmbio em várias vertentes, nomeadamente no âmbito da educação, medicina tradicional chinesa e mercados lusófonos. Foi também em Banguecoque que se deu o passo para a geminação de Macau com Phuket, província turística na costa oeste da Tailândia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.