Filipinas. Sismo de magnitude 6,1 sacudiu ilha de Catanduanes

O abalo teve o epicentro 68 quilómetros a noroeste da localidade de Pandan, a 17 quilómetros de profundidade e não terá feito qualquer vítima. Na sequência do sismo apareceram fendas no chão em vários pontos do norte da ilha de Catanduanes.

Um abalo sísmico de magnitude 6,1 graus na escala de Richter sacudiu este sábado as Filipinas, mas as autoridades do arquipélago ainda não informaram se há vítimas e danos materiais ou se o alerta de tsunami foi activado.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), organismo que regista a actividade sísmica |à escala mundial, localizou o epicentro do tremor a 17 quilómetros de profundidade. O mesmo organismo referiu que o terramoto aconteceu a 58 quilómetros a noroeste de Pandan, na ilha de Catanduanes, e a 319 quilómetros a leste de Manila, na ilha de Luzón.

O serviço sismológico filipino (Philvolcs), por sua vez, indicou que a magnitude do terramoto foi de 5,9 graus na escala de Richter e que se situou a 46 quilómetros de profundidade. O Philvolcs apontou que não esperam que o terramoto tenha causado danos, mas prevê que ocorram réplicas do tremor.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico não emitiu algum aviso por risco de ondas gigantes.

As Filipinas ficam localizadas no Anel de Fogo do Pacífico, uma zona com grande actividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria desses de magnitude moderada.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.