Xi Jinping recebeu Narendra Modi em Wuhan

Os líderes das duas nações mais populosas do planeta estão reunidos para passar em revista o desenvolvimento das relações bilaterais. A série de encontros e de reuniões prolonga-se pelo dia de amanhã.

Os líderes da Índia e da China reuniram-se esta sexta-feira numa instalação hoteleira no região central da China, numa altura em que os dois países estão envolvidos  numa série de disputas fronteiriças e em que lutam pela influência sobre os seus parceiros regionais mais pequenos.

O Presidente chinês, Xi Jinping, recebeu o homólogo indiano, Narendra Modi, na cidade de Wuhan, no início de dois dias de conversações entre as duas nações mais populosas do mundo. O encontro arrancou com uma reunião a sós entre os dois, seguido de mais reuniões alargadas e um jantar num resort que era um dos favoritos do antigo líder chinês Mao Zedong.

O porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros indiano disse às agências internacionais que os dois líderes iam “passar em revista o desenvolvimento das relações bilaterais numa perspectiva estratégica e de longo prazo”.

As relações entre os dois países datam de há séculos mas nas últimas décadas têm sido caracterizadas por uma acérrima competição.

O primeiro-ministro indiano vai viajar novamente até à China em junho para participar na conferência que reúne os oitos membros da Organização para a Cooperação de Xangai. Além da China, Rússia e Índia, o grupo inclui os Estados da Ásia Central do Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Paquistão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.