Pequim acusa Taipé de perturbar a paz no Estreito

O recado foi esta manhã dado por Ma Xiaoguang. O porta-voz do Gabinete dos Assuntos de Taiwan no Conselho de Estado acusa o Partido Democrático Progressista de enganar a população com a promessa de uma independência impossível. Os exercícios militares da semana passada foram um aviso a quem defende a independência da Formosa.

A República Popular da China tem a confiança necessária e capacidade adequada para salvaguardar a soberania nacional e a integridade do seu território, garantiu esta manhã um porta-voz do Gabinete dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado.

Ma Xiaoguang abordou os exercícios militares conduzidos na semana passada ao largo do litoral de Fujian e explicou que a iniciativa teve um único propósito: “Os exercícios do Exército de Libertação Popular serviram para enviar uma mensagem muito clara. Temos uma vontade forte, confiança absoluta e a capacidade adequada para derrotar qualquer esquema ou acção em prol da “independência de Taiwan”, qualquer que seja a forma que tome. Estamos apostados em defender a sobernia nacional e a integridade territorial. Se as forças que favorecem a “independência de Taiwan”continuarem a agir de forma imprudente, tencionamos conduzir outras acções”, clarificou Ma.

O responsável acusou os partidários da independência de Taiwan de a ameaçar e paz na região. Ma Xiaoguang diz ainda que Pequim agiu como agiu com o propósito de salvaguardar os interesses básicos da população taiwanesa: “As actividades relativas à “independência de Taiwan” são a maior ameaça à paz e à estabilidade nas relações entre as duas margens do Estreito e prejudicam os interesses básicos dos compatrioras de Taiwan. Conduzimos uma série de acções que visam as forças que lutam pela “independência de Taiwan”e com actividades relacionadas e que têm por objectivo impedir que o bem estar dos compatriotas de Taiwan seja prejudicado pelas intenções dos partidários da independência de Taiwan. Instamos o Partido Democrático Progressista a não enganar a população”, defende.

O porta-voz do Gabinete dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado sublinhou ainda que Pequim considera que o povo chinês e o povo taiwanês constituem uma única família, unida por fortes laços históricos e culturais. Ma Xiaoguang acusou o Partido Democrático Progressista de fomentar a discórdia por entre a população taiwanesa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.