Assim vai a Europa do futebol

O Manchester City, o Paris Saint Germain e o PSV Eindhoven garantiram no domingo os respectivos títulos na Premier League, na Ligue 1 e na Eredivise. Em Espanha, o Barcelona está cada vez mais perto de garantir um novo triunfo na La Liga. Ontem vingou o afastamento da Liga dos Campeões perante a Roma com um novo recorde.

Pep Guardiola já colocou as mãos na sua primeira Premier League. O título é o quinto da história do Manchester City e para o técnico catalão trata-se de um troféu com um sabor especial, dado que se trata do terceiro país em que Guardiola conquista o mais imporante título nacional: às três ligas conquistadas ao serviço do Barcelona e às três bundesligas conquistadas com a camisola do Bayern de Munique, o treinador junta agora o campeonato inglês.

Manchester vestiu-se de azul cinco dias depois de uma enorme decepção: a eliminação nos quartos-de-final da Liga dos Campeões frente ao Liverpool.

Curiosamente, o título chegou este domingo matematicamente na sequência da surpreendente derrota caseira do seu “odiado rival” Manchester United frente ao West Bromwich Albion (0 – 1).

Ora, há uma semana, o onze orientado por José Mourinho tinha impedido o City de celebrar o título perante os seus próprios adeptos, ao derrotar os homens de Guardiola no Etihad Stadium. Este fim-de-semana, no entanto, o City fez a sua parte, com uma contundente vitória por 3 – 1 na visita ao terreno do Tottenham. Os “Red Devils” acusaram a pressão e sucumbiram no histórico “teatro dos sonhos” de Old Trafford. Entre os dois vizinhos de Manchester há 16 pontos de diferença, com apenas cinco jornadas para jogar na principal prova do futebol inglês.

A derrota frente ao West Brom pode ter colocado em risco o terceiro lugar do United, que tem agora apenas um ponto de vantagem sobre o Liverpool. A formação orientada pelo alemão Jurgen Klopp derrotou o Bornemouth por 3-0, com um novo golo do egípcio Mohamed Salah, outro do senegalês Sadio Mané e um ainda do brasileiro Roberto Firmino.

Em França também se celebrou. O multimilionário PSG, treinado pelo técnico espanhol Unai Emery, garantiu matematicamente o título, ainda que o triunfo nas competições domésticas não fosse o mais desejado. O que a equipa da capital francesa desejava era mesmo o ceptro na Liga dos Campeões, um desígnio já impossível, depois da queda perante o Real Madrid nos oitavos-de-final da competição.

O PSG, com Kylian Mbappé no banco e com Neymar ainda lesionado, certificou a conquista de um novo título com uma goleada por 7-1 frente ao Mónaco, segundo classificado e vencedor da última edição da Ligue 1. Giovani LoCelso, Ángel di Maria e Edinson Cavani marcaram ambos por duas ocasiões. O colombiano Radamel Falcao encerrou a contagem, com um golo … na própria baliza.

Na Holanda também já está decidido o nome do campeão. O PSV Eindhoven venceu o clássico frente ao Ajax de Amesterdão, segundo classificado, e conquistou o seu vigésimo quarto título holandês a três jornadas do fim. Entre PSV e Ajax há agora dez pontos de diferença.

Em Espanha, a Liga Santander está cada vez mais próxima do seu desfecho. O Barcelona precisa de apenas sete pontos para chegar ao título, numa altura em que ainda há dezoito pontos em disputa. No fim-de-semana derrotou o Valencia por 2-1, nuym desafio que se prefigurava complicado.

Perante o onze valenciano, a decepção europeia frente à Roma ainda se fez sentir, mas o onze blaugrana levou a água ao seu moínho com tentos do uruguaio Luis Suárez e do defesa francês Samuel Umtiti. O principal herói da partida foi, no entanto, o guarda-redes holandês Marc Andre Ter Stegen, que realizou pelo menos duas grandes defesas.

O Barcelona consola-se com a perspectiva de um novo triunfo na Liga Espanhola e fá-lo a ritmo de recorde, dado que perante o Valencia somou 39 jogos sem perder na principal prova do futebol espanhol, superando a marca conseguida pela Real Sociedad no final da década de 70.

A onze pontos do clube culé segue o Atlético de Madrid, que se impôs facilmente em casa perante o Levante, com tentos do argentino Ángel Correa, do francês Antoine Griezmann e de Fernando Torres, que marcou o seu centésimo golo na Liga Espanhola. O internacional espanhol anunciou que vai deixar o Atlético no final da temporada.

Não obstante as ausências, por decisão de Zinedine Zidane, de Cristiano Ronaldo, de Luka Modric, de Raphael Varane e de Gareth Bale, o Real Madrid ganhou em Málaga por 2-1, resultado que permite aos merengues recuperar a terceira posição, com troca com o Valência. A formação madrilena segue, no entanto, a 15 pontos do líder, Barcelona.

Em Itália, a Juventus conseguiu distanciar-se na frente da Série A. A “Velha Senhora” derrotou a Sampdoria (3-0, com golos de Mario Mandzujic, Benedikt Howedes e Sami Khedira) e dispõe agora de seis pontos de vantagem sobre o Nápoles, que não conseguiu melhor do que um empate na visita ao terreno do AC Milan, num altura em que faltam seis jornadas para o fim do Campeonato.

O derby romano, entre a Lazio e a Roma, ficou marcado por incidentes – antes, durante e depois do encontro – entre adeptos, terminou empatado sem golos. Lazio e Roma dividem o terceiro lugar, a 23 pontos da Juve.

Em Portugal, o Porto roubou a liderança ao Benfica na deslocação ao Estádio da Luz. Decidiu o encontro um golo apontado pelo mexicano Hector Herrera aos 90 minutos e a notável actuação do guarda-redes Iker Casillas. Com o triunfo no terreno do rival, o FC Porto assumiu de novo a liderança da tabela.

Na Alemanha, o título já tinha sido decidido no fim-de-semana passado a favor do suspeito do costume, o Bayern de Munique. A formação bávara Bayern de Moenchengladbach por 5 – 1, com golos de Sandro Wagner (2), Thiago Alcãntara, David Alaba e Robert Lewandowski. O Bayern vai enfrentar, recorde-se, o Real Madrid nas meias-finais da Liga dos Campeões.

Com o título atribuído, resta a luta pelos lugares europeus para facultar emoção à Bundesliga. De momento, Schalke, Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund ocupam os lugares de acesso à Liga dos Campeões.

Na Grécia, o duelo pelo título é esgrimido entre o AEK de Atenas e o PAOK Salónica, divididos por dois pontos na liderança da classificação. Na Turquia, jornada dramática, com o Galatasaray a destronar o Basaksehir, depois de ter triunfado por 2-0 no desafio entre os principais candidatos ao título.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.