Universidade quer envergonhar estudantes que se emborracham

A proposta é draconiana, mas original. A Universidade de Artes de Yunnan vai começar a enviar fotografias de alunos embriagados aos respectivos pais com o propósito de combater o recurso ao álcool por parte dos estudantes. Por esclarecer fica a forma como a instituição tenciona obter os instantâneos fotográficos.

A Universidade de Artes de Yunnan, províncias do Sudoeste da China, vai passar a enviar fotografias dos estudantes embriagados aos respectivos pais. A draconiana medida foi recentemente anunciada e visa evitar que os alunos abusem do recurso ao álcool, informa o jornal chinês Shine.

De acordo com a nova política da instituição de ensino superior, o organismo tenciona enviar aos pais fotografias dos estudantes a beber álcool. Os progenitores são ainda convidados a irem à Universidade com o propósito de “ajudar a educar os seus filhos”.

A informação publicada pelo jornal Shine não especifica como serão obtidos os registos fotográficos, mas na China há câmaras de vídeos instaladas em todas as vias públicas e estabelecimentos nas cidades, sob a premissa de garantir a segurança pública. O jornal que avançou com a notícia garante que os estudantes apoiam a medida: “Acho que é muito bom, pois às vezes vejo colegas bêbados a falar em voz alta e a cambalear à noite no campus [universitário], o que dá má imagem à escola”, afirma um aluno citado pelo Shine.

Esta não é a primeira vez que a universidade, que tem nas imediações uma rua orientada para o divertimento nocturno, adopta medidas para travar o consumo de álcool entre os alunos. No semestre passado, dezenas de professores fizeram patrulhas fora dos bares para tentar dissuadir os estudantes a não beber e a regressarem cedo aos dormitórios.

A medida ilustra ainda os limites entre a segurança e privacidade no Continente, país onde as autoridades recompilam informação sobre os cidadãos, através da polícia, redes de transporte, alojamentos turísticos, registos de gravações e até empresas privadas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.