Protecção do Património: Activistas pedem maior empenho do Governo

A protecção do património deve ser vista como uma “tarefa urgente” e o Executivo deve ser mais célere no que toca à protecção do Centro Histórico de Macau. O repto é feito pelo Grupo para a Salvaguarda do Farol da Guia, que fez chegar ao Governo uma série de sugestões no âmbito da consulta pública relativa ao Plano de Salvaguarda e Gestão do Centro Histórico de Macau.

O Grupo para a Salvaguarda do Farol da Guia quer que o Executivo seja mais lesto no que toca à protecção do Centro Histórico de Macau, por considerar que a defesa do património se trata de uma “tarefa urgente”.

A posição foi assumida no âmbito da consulta pública relativa ao Plano de Salvaguarda e Gestão do Centro Histórico de Macau, processo que conheceu na terça-feira o seu fim.

O Grupo “lamenta o lento progresso da conciusão do Plano de Salvaguarda e Gestão do Centro Histórico de Macau”, num comunicado que enviou à imprensa e em que dá nota das opiniões que fez chegar ao Governo no âmbito do processo de consulta pública.

A organização considera que o Executivo não pode perder mais tempo e sugere que o Governo deve limitar por mote próprio “a altura dos edifícios no Centro Histórico e nas áreas adjacentes”, antes ainda de submeter o plano de salvaguarda à UNESCO. Citado pela Rádio Macau, o Grupo Para a Salvaguarda do Farol da Guia considera ainda que o Executivo deve travar o que define como “projectos de construção irracionais”.

No caso concreto da defesa do Farol da Guia, o organismo entende que “a paisagem não foi adequadamente protegida” e sustenta que a visibilidade do e para o Farol deve ser reforçada em várias direcções. O Grupo sustenta que a aposta em corredores visuais desvirtua a própria ideia das zonas tampão de protecção patrimonial e insta o Executivo a reduzir “o mais rapidamente possíve” a altura do polémico edifício da Calçada do Gaio que esteve na origem de uma queixa à UNESCO.

Na nota de imprensa, o organismo mostra-se ainda favorável à diminuição progressiva do número de veículos no Centro Histórico.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.