O Presidente russo foi reeleito para um novo mandato com 76,41 por cento dos votos, numa altura em que estão escrutinados 90 por cento dos boletins de voto. Xi Jinping saudou a recondução no cargo do homólogo, mas também o estado das relações sino-russas.
O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, felicitou esta segunda-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin. O presidente russo foi este domingo reeleito para o cargo, com 76,41 por cento dos votos depositados nas urnas.
Xi Jinping, que também tinha sido reeleito para o cargo no sábado, numa votação que decorreu na Assembleia Nacional Popular, saudou uma relação sino-russa no seu melhor nível histórico e tida como exemplar em termos de relações internacionais.
A relação entre Pequim e Moscovo “está no seu melhor nível histórico, o que constitui um exemplo para a edificação de um novo tipo de relações internacionais, fundado sobre o respeito mútuo, a equidade e a justiça”, indicou numa mensagem o Chefe de Estado da República Popular da China.
O Presidente russo, Vladimir Putin, garantiu 76,41 por cento dos votos expressos nas eleições presidenciais de domingo numa altura em que estão escrutinados 90 por cento dos boletins, informou ontem a Comissão Eleitoral Central.
Putin já ultrapassava os 45,6 milhões de votos recebidos em 2012 e quando faltavam contar 10 por cento dos sufrágios, ultrapassando assim o resultado de há seis anos, quando regressou ao Kremlin após um período de quatro anos como primeiro-ministro.
Este resultado histórico, que supera o que garantiu nas presidenciais de 2004, vai permitir-lhe permanecer no poder até 2024.
Leave a Reply