Taiwan: Baleias morrem com o estômago atafulhado de plástico

Três baleias anãs que foram resgatadas no sul de Taiwan morreram horas depois de terem sido transportadas para um Centro de Investigação. Dois dos três animais tinham o estômago cheio de sacos e de outros resíduos de plástico.

As três baleias anãs que foram resgatadas no porto da cidade taiwanesa de Kaohsiung (高雄港), acabaram por morrer na sexta-feira à noite, não obstante os esforços para salvar os animais desenvolvidos por uma equipa de especialistas. Os biólogos encontraram dezoito sacos de plástico enredados no estômago de um dos cetáceos que pereceram.

As três baleias – um macho e duas fêmeas – integravam um grupo de mais de duas dezenas de animais que se desorientaram e entraram no porto de Kaohsiung no início do mês de Fevereiro. O Departamento de Agricultura e Pescas da cidade taiwanesa foi notificado para a ocorrência, mas o tráfego marítimo elevado impediu que as autoridades locais agissem de imediato. Nos dias que se seguiram à emissão do alerta foram encontrados os cadáveres de oito baleias anãs e de um golfinho-de-risso.

Na semana passada, e depois de os animais terem sido uma vez mais avistados, as autoridades de Kaohsiung decidiram lançar um esforço de salvamento para que os cetáceos não ficassem encalhados. A iniciativa – que se desenrolou sob a supervisão de Wang Chien-ping, director do Centro de Investigação de Biologia Marítima da Universidade Nacional de Cheng Kun e que juntou mais de meia centena de pessoas e uma dezenas de empresas e instituições – acabou por se revelar inglória: os animais morreram ao fim de algumas horas de tratamento, depois de terem sido resgatados e enviados para as instalações da instituição de ensino superior.

Em declarações ao jornal Taipei Times, Wang Chien-ping explicou que as funções cardiopulmonares dos cetáceos já eram fracas quando os animais foram resgatados. Para agravar o cenário, os cientistas encontraram grandes quantidades de plástico no estômago dos três cetáceos: “O estômago da baleia mais pequena estava empanturrado com sacos. O animal não tinha espaço para mais, ainda que o mais certo é que estivesse faminta”, disse Wang, antes de instar a população a reduzir o recurso a sacos e a embalagens plásticas.

A equipa de investigadores não descobriu quaisquer objectos no interior do estômago do macho, mas o animal tinha uma infecção pulmonar e parasitas na zona genital.

A razão pela qual as criaturas se desorientaram ainda é incerta, disse o Departamento de Agricultura e Pescas de Kaohsiung. O organismo pediu à população que notifique as autoridades caso identifique grupos de baleias e de golfinhos ou desorientados ou a nada muito próximo da costa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.