China testou com sucesso “drone hipersónico”

O aparelho, desenvolvido com propósitos militares, deverá ter capacidade para voar que na atmosfera, quer no espaço exterior. A aeronave não tripulada pode viajar a uma velocidade equivalente a cinco vezes a velocidade do som.

As autoridades chinesas testaram esta quarta-feira com sucesso um veículo aéreo não tripulado que consegue viajar a velocidades equivalentes a cinco vezes a velocidade do som. A finalidade do projecto, de natureza militar, é conceber aeronaves com capacidade para voar quer na atmosfera da terra, quer no espaço exterior.
O aparelho foi lançado em Fevereiro passado a partir da base espacial de Jiuquan, no noroeste da República Popular da China, de acordo com o principal jornal em língua inglesa da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, o South China Morning Post.
O drone alcançou o órbita terrestre, tendo regressado com êxito à Terra, noticiou a publicação, citando fontes que fizeram parte do programa de desenvolvimento do projecto.
A iniciativa tem por propósito desenvolver aviões espaciais capazes de ultrapassar sistemas antimísseis. Apesar de terem uma natureza eminentemente militar, os novos aparelhos também podem vir a ter uso civil, nomeadamente no que toca à indústria do turismo espacial.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.