Prazeres de Inverno. Canais de Amesterdão transformaram-se em pistas de patinagem

As baixas temperaturas que ao longo dos últimos dias se fizeram sentir no centro e no norte da Europa transformaram os canais de Amesterdão em pistas naturais de patinagem. Foram milhares os residentes e visitantes da cidade que transformaram o infortúnio em puro deleite.

A Europa está a bater o dente, mas nem tudo são infortúnios. A vaga de mau tempo que na sexta-feira passada obrigou ao cancelamento de 173 voos no Aeroporto Internacional de Amsterdam-Schiphol – o terceiro principal aeroporto europeu em termos de volume de passageiros – deixou milhares de pessoas apeadas, mas os que ficaram na cidade desfrutaram, ainda assim, de um espectáculo raro.

O pouco habitual cenário que pautou o quotidiano de Amesterdão ao longo dos últimos três dias repetiu-se também noutras cidades holandesas, como Utrecht ou a cidade de Haia.

Os termómetros caíram na Holanda para os dez graus negativos e as baixas temperaturas tiveram o condão de congelar os famosos canais de Amesterdão e os residentes da cidade não deixaram passar em branco a oportunidade e transformaram as vias fluviais, por onde habitualmente circulam embarcações turísticas, em pistas de patinagem.
Para evitar percalces perante a previsível subida das temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia da Holanda activou um sistema em tempo real que emite, de minuto a minuto, informação relativa à espessura do gelo. Ao mesmo tempo, a autarquia da maior cidade holandesa informa residentes e visitantes sobre quais são os melhores locais para patinar ou para tirar proveito do raro espectáculo.
Amesterdão não é única cidade onde os rios e os corpos de água gelaram. Imagens semelhantes de Utrecht também deram a volta ao mundo. E em Haia, o Cligendael, o maior reservatório da cidade sede do Governo, também se transformou numa pista de patinagem improvisada.
As imagens difundidas através das redes sociais mostram, inclusive, cenas pouco habituais, como jovens a tentar pedalar sobre o gelo.
Agora que as temperaturas começam a subir paulatinamente, as autoridades holandesas emitiram um necessário alerta aos patinadores, advertindo-os de que o gelo pode começar a ceder com facilidade. Um idoso de 75 anos morreu, de resto, em Haia, depois do pedaço de gelo sobre o qual caminhava ter cedido. Um jovem foi ainda hospitalizado devido a uma ocorrência semelhante.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.