Casar de pé, como as árvores

Já ouviu falar de uma aplicação de encontros amorosos chamada Timber? Só não ouviu porque a plataforma ainda não existe. Mas se o exemplo que chega do México vira moda, não faltará eventualmente quem se proponha a explorar um novo e bizarro nicho.

Até que o dothistroma septospora os separe. Um grupo de mulheres no estado mexicano de Oaxaca protagonizou recentemente uma cerimónia de casamento no mínimo bizarra. Os noivos eram todos árvores. As deslumbrantes noivas, de véu alçado sobre os cabelos, todas activistas ambientais.

Uma mulher vestida de noiva abraça uma árvore durante uma iniciativa que serviu para chamar a atenção para o problema da desflorestação no México.

O casamento colectivo não foi mais do que uma iniciativa para chamar a atenção para a questão do abate ilegal de árvores, um problema que se tem vindo a agravar no México, um país em que um terço da superfície está coberta por perímetros florestal.
Dolores Leycigi, uma das activistas que desposaram árvores, diz que a cerimónia se tratou de uma tomada de posição relativamente ao futuro do planeta: “Casar com uma árvore é uma forma de protestar, de dizer que precisamos de parar de exterminar a Mãe Terra a cada dia, a cada minuto e a cada segundo que passa”, afirmou Leycigi ao portal noticioso Ruptly.
As uniões não têm validade legal, mas para outra das noivas, o compromisso assumido não perde relevância por não ser juridicamente sancionado: “Do meu ponto de vista é muito importante assumir este compromisso, não só com esta árvore em particular, mas com a Natureza, de um modo geral”, disse Andrea Tanat, citada pelo portal Ruptly. “Penso muito sobre os danos que já infligimos à Natureza e foi por isso que decidi participar nesta iniciativa e dar o nó”, remata a activista.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.