Pequim entrou no Ano do Cão sob o signo do silêncio

As autoridades da capital chinesa proibiram, pelo segundo ano consecutivo, a queima de panchões e de fogo-de-artifício. O Executivo de Pequim justificou a decisão com a necessidade de manter sob controlo os níveis de poluição atmosférica.

Pequim entrou no novo Ano Lunar do Cão de forma invulgarmente silenciosa, depois das autoridades da capital chinesa terem voltado a proibir a queima de panchões e os espectáculos de fogo-de-artifício. Uma decisão similar foi tomada há um ano, com o propósito de evitar que a poluição atmosférica atinja níveis de contaminação elevados. A decisão suscitou algumas críticas por parte dos residentes da capital chinesa, uma vez que o rebentamento de panchões e a queima de fogo-de-artifício não está proibida durante o resto do ano.

Nas ruas de Pequim não se encontram quaisquer explosivos à venda, um cenário muito diferente do que se registava noutros anos por esta altura. Nos primeiros dias do Ano Novo Lunar é comum queimar panchões desde a meia-noite até às primeiras horas da madrugada com o propósito de afastar os maus espíritos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.